JURAMENTOS DO EGO / AUTOCONFIANÇA DO CORAÇÃO

 

Ensina o Cristo Jesus: "Nunca jureis, pois isto vem do mal", porque sabe que ninguém tem poder para cumprir suas promessas. Jurar/prometer, portanto, é pecado, segundo Ele.

No entanto, o juiz cristão obriga, a testemunha de um julgamento, a jurar dizer a verdade, somente a verdade e nada além da verdade, com a mão direita sobre a Bíblia, exatamente na qual está escrito o ensinamento acima. Ainda pior, pois teoricamente é representante do Cristo, o padre/pastor cristão obriga os noivos, na cerimônia de casamento, a prometerem fidelidade e amor mútuo, até que a morte os separe.

Dispara o Senhor Jesus: "Vós, líderes religiosos, não entrais no 'Reino de Deus' e não deixais ninguém entrar!".

 

Repito alerta anterior: não tenho pretensão de desmoralizar e nem de exaltar as religiões formais. O Senhor Buda foi perfeito, quando disse que não devemos desestimular quem está satisfeito com sua submissão às regras/rituais das instituições religiosas; mas, também, não devemos estimular os outros a seguirem tais regras/rituais, pois são inúteis para a evolução espiritual: que cada um siga o caminho que, no momento, lhe pareça o melhor.

Paulo de Tarso, Francisco de Assis e Ramana Maharshi, por exemplo, não tiveram guias espirituais neste mundo; mesmo assim, tornaram-se autênticos homens de DEUS, receberam Sabedoria Divina diretamente da Fonte Original, latente em todos os corações. Segundo Ramana, que comprovou isto por conta própria, o Mestre Interior é o verdadeiro Salvador/Libertador.

Este texto e outros, semelhantes, publicados neste web-site, têm a pretensão de contribuir para o desenvolvimento da autoconfiança, não a do ego, que nada mais é do que arrogância/vaidade; mas, sim, a humilde autoconfiança do Coração, "a Fé que move montanhas".

O maior revolucionário é quem luta para mudar a si mesmo e, não, o mundo. O mais poderoso é quem vence o próprio ego e, não, quem vence, sozinho, uma batalha contra exército de mil homens. Se conseguirmos acreditar nestas verdades, sem tropeços em orgulho/vaidade, ótimo para nós.

 

Finalizo com uma confissão: apesar de ter sido batizado em igreja católica, ainda não me considero Cristão (com "C" maiúsculo), pois, para mim, só é Cristão quem vive de acordo com os ensinamentos do Cristo.

 

 

Textos relacionados:

Os "ismos"

 

 

18/01/2023

 

http://quemsoueu00.blogspot.com/