PARÁBOLA DO BALÃO

("Eu venci o mundo"  -  João, 16.33)

 

Suas cordas, ancoradas na terra, impedem que o balão suba aos céus. Ele está pronto para elevar-se às alturas; mas, permanece no chão, devido a este vínculo.

Assim como o balão, o homem está pronto para elevar-se às alturas da consciência "Reino de Deus" (Paz e Felicidade); mas, permanece na consciência "normal" (medos, sofrimentos, prazeres, etc.), devido ao vínculo com o mundo, que é o ego.

Como as cordas do balão, o ego nos prende ao mundo através dos sentidos físicos (visão, audição, etc.) e da mente (pensamentos, sentimentos, etc.).

 

Garante o Senhor Jesus Cristo: "Quem perder a vida, por mim, ganhará a VIDA", isto é: quem libertar-se do ego, será premiado com Paz e Felicidade inabaláveis, aqui e agora.

Tal é o drama humano: poderíamos, neste momento, elevar-nos ao "Reino de Deus", ao "Nirvana", somos balões cheios de gás... no entanto, por ignorância, falta de fé ou fraqueza, permanecemos aferrados ao ego/mundo.

Garante o Senhor Gautama Buda: "Sofreis, porque quereis".

A sabedoria sagrada ensina que temos, dentro de nós, tudo o que é necessário para "vencer o mundo", e isto não deveria nos surpreender. Afinal, que deus seria tão impiedoso a ponto de lançar suas criaturas neste mundo, sem dotá-las de força espiritual para vencê-lo? O homem Jesus não era especial, não era diferente de nós; contudo, valendo-se do próprio esforço, tornou-se especial e melhor do que nós, pois rompeu as amarras que o mantinham preso ao mundo. Vivemos com medo das crises financeiras, dos vírus, da criminalidade; mendigando por consolos e migalhas de prazeres; correndo de um lado para outro, como baratas tontas, atrás das ninharias que ainda acreditamos serem indispensáveis para vivermos satisfeitos, despreocupados e felizes, para sempre... Vivemos assim, porque queremos.

 

P.S.:

    Quem interpreta literalmente o Novo Testamento diz que Jesus é especial, "o filho único de Deus, nascido de uma virgem", etc.; ele, porém, jamais afirmou tais coisas. Se o tivesse feito, seria apenas mais um megalomaníaco, entre os tantos que a história registra ("Quem se exalta, será humilhado..."). Ele disse, sim, para o seguirmos e chegarmos (espiritualmente) onde chegou.

 

 

Textos relacionados:

Lição sobre o mundo

 

 

10/03/2022

 

http://quemsoueu00.blogspot.com/