PARÁBOLA DO PÊNDULO

 

"Aquieta-te e saberás o que é DEUS" (Salmo 46)

 

 

Se o pêndulo for afastado, por exemplo, 60 graus da sua posição de repouso (PAZ), quando solto oscilará 60 graus para longe da PAZ, agora na direção oposta. Isto não é resultado de alguma lei da física, mas sim da lei do carma (destino).

Todos queremos Paz, aquela Paz que nada poderia abalar; no entanto, procuramos por Ela nos lugares errados, pois esperamos encontrá-La neste mundo de sensações/emoções que nos rodeia.

O grande sábio Ramana Maharshi diz que o prazer é tão espiritualmente doloroso quanto o sofrimento e, hoje em dia, sei que ele está certo: PAZ (ou Felicidade) nenhuma relação tem com os prazeres dos quais somos dependentes.

Se o pêndulo-ego oscilar para a euforia, inevitavelmente terá que oscilar para a agonia.

Se o pêndulo-ego oscilar para o prazer, inevitavelmente terá que oscilar para o sofrer.

Se o pêndulo-ego oscilar para comemorações, inevitavelmente terá que oscilar para frustrações.

Tanto mais oscilarmos para um lado, mais oscilaremos para o lado oposto. Então, muita euforia, agora, significa muita agonia depois, etc., etc...

Assim é, também devido à lei do carma e, dela, nada em qualquer universo pode escapar.

Acreditar que é possível se entregar aos prazeres e, depois, ter força espiritual suficiente para não se entregar aos sofrimentos, é tão absurdo quanto acreditar que, ao erguer e soltar um pêndulo, ele irá diretamente para o repouso, sem oscilar para o outro lado.

Garante a sabedoria sagrada que a única solução, para vivermos em PAZ, é sermos espiritualmente fortes, não nos deixarmos oscilar para qualquer lado, isto é: o pêndulo-ego deve permanecer em sua posição de repouso. Tudo o que dizem ser certo/bom, na realidade nos mantém pateticamente oscilando e, consequentemente, sem PAZ: realizar sonhos, satisfazer prazeres, estabelecer metas, acumular dinheiro e bens materiais, etc. Tudo isto é fraqueza da alma, é se entregar a "o adversário da Verdade e da Vida".

Neste ponto, quem ainda não está preparado para esta Verdade, vai protestar: "Ora, como sobreviveria, ficando parado? Querem que eu seja tão sensível quanto uma pedra? Trabalho muito, para não aproveitar a vida?".

Não há resposta convincente para tal protesto, porque quem protesta não quer ser convencido. Então, finalizo lembrando um misterioso ensinamento de Jesus Cristo: "Quem perder a vida, por Mim, ganhará a VIDA (PAZ)".

 

P.S.:

As oscilações do pêndulo vão diminuindo até que, finalmente, ele retorna ao repouso, sua casa. Em glorioso dia, também deixaremos de vaguear/oscilar por este mundo de ilusões e, como filhos pródigos, retornaremos à "Casa do Pai Celeste", nossa verdadeira "casa"...

 

 

Textos relacionados:

Parábola do pêndulo (2)

 

 

06/03/2024

 

http://quemsoueu00.blogspot.com/