RESSURREIÇÃO DOS MORTOS

 

("Deixa que os mortos enterrem seus mortos"  -  Mateus, 8.22)

 

 

Por sermos tão apegados ao mundo material/carnal (egoísmo), é compreensível não entendermos e, até mesmo, nos escandalizarmos com a dura/radical resposta acima, do Senhor Jesus a um de seus seguidores, quando este pediu licença para ir em casa enterrar o pai, cuja notícia da morte havia recebido.

Vinculamos o termo "morte" com morte da carne; mas, isto não é correto no contexto do Novo Testamento. Nós, indivíduos/pessoas normais, ainda estamos materialmente vivos; porém, somos espiritualmente mortos, porque vivemos para o mundo da carne e, não, para DEUS ("O Espírito dá VIDA; a carne nada vale" - João, 6.63). Portanto, quem é espiritualmente morto, morto está para o que realmente importa: a VIDA. A frase registrada em "Mateus, 8.22" é para todos nós, os mortos que enterram os legalmente mortos.

Quando ouvimos a expressão "ressurreição dos mortos", imaginamos cadáveres saindo de seus túmulos e retornando à vida no mundo. Muitos aguardam a volta do mesmo Jesus em carne-e-osso, já que Seu corpo teria ressuscitado três dias após a morte física. Estes são exemplos de quão errado é interpretar literalmente, os textos sagrados. A única ressurreição é espiritual e acontece aqui e agora: o velho homem renuncia a si mesmo ("morre" para o ego) e instantaneamente renasce para a VIDA, como um novo homem ("Quem perder a vida, por mim, ganhará a VIDA" - Mateus, 16.25). Neste caso, embora ainda revestido de carne, ele não mais a considera o fim, mas sim apenas um meio. Dor ou prazer de seu corpo físico não lhe afetam, pois desapareceu aquela consciência individual que diz: "Isto é bom e aquilo é ruim". A nova consciência ("Reino de Deus") não se identifica com um indivíduo/pessoa, mas com toda a Criação; por isto, nada mais teme ou deseja, já que ela (Consciência) é tudo, tudo é ela. E nada temer ou desejar significa Paz/Felicidade incondicionais.

Podemos passar a vida inteira esperando o retorno de Jesus ou alimentando a esperança de vida eterna para o(a) "Fulano(a) de Tal" que pensamos ser. No entanto,  para solucionar o mistério da vida, para alcançar PAZ inabalável, é indispensável desistir de sonhos, desejos, paixões, misérias e preocupações mundanas (isto é: renunciar ao ego, à consciência individual) e buscar, com determinação, o "Reino de Deus" dentro do próprio coração. Que não continuemos a crer na mentira, embora consoladora, pois toda carne morre e não ressuscita; apenas a Consciência Espiritual/Universal tem VIDA Eterna. O Jesus material morreu e não voltará, pois cumpriu sua divina missão; contudo, o Cristo (imaterial) continua tão vivo quanto sempre: para comprovarmos isto, basta meditarmos nele com sinceridade de propósitos.

 

OBS.: Siddhartha Buda, Jesus Cristo, Ramana Maharshi e outros salvadores da humanidade nunca ensinaram que há ressurreição ou vida eterna para a carne/consciência individual. Alguns guias espirituais eventualmente usam a "isca" do ego eterno e da carne imortal para "fisgar" os mais materialistas ("Se não virdes sinais e milagres, não crereis" - João, 4.48), até que estejam preparados para aceitar a Verdade de que não há outra ressurreição além da espiritual e que apenas a Consciência Universal (não egoísta) é eterna.

 

 

24/04/2017

 

http://quemsoueu00.blogspot.com/