"ESPERO TER AJUDADO"

 

("Vaidade, tudo é vaidade!"  -  Eclesiastes, 1.2)

 

A frase: "espero ter ajudado" tornou-se bastante popular, em todo o mundo. Ela, porém, revela a real intenção de quem espera ter ajudado: ganhar alguma coisa, como um simples "obrigado" ou algo mais valioso.

Quem dá um tanto, para receber de volta outro tanto, não passa de comerciante; e, pela própria natureza do comércio, nenhum comerciante pode ser bom, pois bondade não convém a quem busca sucesso comercial. Portanto, quem ajuda desejando ganhar gratidão, dinheiro, fama, poder ou qualquer outro tipo de compensação, não é pessoa boa, está contribuindo para piorar o mundo.

Os realmente bondosos ajudam sem esperar qualquer coisa em troca, ajudam e esquecem imediatamente que ajudaram. Apenas estes, contribuem para um mundo melhor.

Uma parábola, no Evangelho de Lucas, esclarece a questão: o semeador saiu mundo afora, lançando sementes em todos os tipos de solo e foi em frente, nunca esperando para saber se elas dariam frutos ou desejando agradecimentos.

No "Sermão da Montanha" (Evangelho de Mateus), o Senhor Jesus alerta: "Quando ajudares, que tua mão esquerda (consciência-ego), não saiba o que faz tua mão direita (Consciência-DEUS)". E, como é praxe entre os Grandes Salvadores da humanidade, as atitudes do "Sublime Nazareno" harmonizam-se perfeitamente com Suas palavras. Exemplo: quando Lhe agradeciam pelo que consideravam milagres, Ele respondia, humildemente, que nada o homem Jesus havia feito, mas sim o "Pai Celeste", através Dele. Desta forma, protegia-Se contra as tentações de vaidade/orgulho.

Conclusão cristã: a sincera/bondosa ajuda é discreta/oculta, humilde, incondicional, nada espera em troca, é AMOR.

 

OBS.1:

O ato de ajudar não está sendo criticado; mas, sim, a sensação de estar ajudando, a qual provoca vaidade/orgulho.

É sabido que uma das virtudes agradáveis ao Altíssimo é a Humildade; vaidade e orgulho, porém, são adversários dela.

Seguindo o exemplo do Cristo, não devemos considerar obras nossas os presentes, as esmolas e as ajudas que o Senhor distribuir através de nós.

 

OBS.2:

Uma pergunta, para reflexão imparcial: Quantas vezes, alguém que tem certeza de estar ajudando, na verdade está prejudicando?

 

OBS.3:

Quem vos escreve ainda está lutando para livrar-se do lamentável prazer de ajudar, esperando ter ajudado...

 

 

14/01/2025

 

http://quemsoueu00.blogspot.com/