SÓ SEM DESEJOS É QUE SE VIVE O AGORA
A letra da canção "Ypê" (em azul, abaixo) deveria ser gravada em pedra, eternizada.
Não é daquelas músicas que ficam na boca do povo, porque contraria a crença geral de que devemos correr atrás de sonhos/desejos, nos entregar a paixões, etc.
Contemplo o rio, que corre parado,
e a dançarina de pedra, que evolui.
Completamente sem metas, sentado.
Não tenho sido, EU SOU, não serei, nem fui.
A mente quer ser; mas, querendo, erra...
A gente quer ter; mas, querendo, erra...
Pois só sem desejos é que se vive o AGORA.
Vê o pé do ipê: 'apenasmente' flora.
Revolucionariamente, apenso ao pé da serra.
Apenas "EU SOU" é Verdade, sem quaisquer qualificações ("Eu sou o que EU SOU", Êxodo 3.14). É ilusão pensar/afirmar: "eu sou fulano de tal", "eu sou brasileiro", "eu sou cristão", eu sou isto ou aquilo.
AGORA é outro apelido da Consciência Superior, também designada como "VIDA", "Reino de Deus" ou "Nirvana". O AGORA não existe no presente, não existiu no passado e não existirá no futuro, pois é atemporal: o AGORA é aqui e agora, já.
Quem deseja nunca está em Paz, não para, não descansa. Quem deseja vive no futuro, planejando e sonhando, não vive o AGORA, não vive em DEUS. E, segundo Jesus Cristo, quem não vive o AGORA na verdade não tem VIDA, é (espiritualmente) morto.
Sábio é quem permanece revolucionariamente quieto/tranquilo, completamente sem metas, em meio ao caos cotidiano que o rodeia. Enquanto somos lançados de um lado para outro pela vida, como barquinhos em mar tempestuoso, o Sábio, que está neste mesmo mundo, mantém-Se acima de Suas próprias adversidades, parado e firme como pedra, aparentemente estático/alienado; mas, na verdade, dinamicamente vivo para a VIDA. Insatisfações, crises financeiras, epidemias virulentas e demais mazelas mundanas não assustam o Sábio; prazeres/paixões do ego não o escravizam. Ele é o único real vencedor, pois venceu o mundo, vive AGORA, perdeu a vida e ganhou a VIDA (Mateus, 16.25). Sua simples presença física inspira a humanidade a esforçar-se pela evolução espiritual e, como o filho pródigo, dar meia-volta na vida e retornar para "Casa" (Lucas, 15.11).
O homem-ego criou um deus à sua imagem e semelhança. A este se referem, quando dizem: "graças a deus!", "fica/vai com deus!", "foi deus quem me deu", "deus é fiel", etc. A tal deus, imaginário, rezam e pedem coisas mundanas. No entanto, segundo os Sábios, DEUS quer nos dar nada menos do que VIDA, a qual não nos interessa. Não é sem motivo que sofremos tanto...
Senhor: que esta alma desista da vida, para fazer-se digna de merecer VIDA. Amém.
11/04/2023
http://quemsoueu00.blogspot.com/