A VONTADE DE DEUS

 

A "Vontade de Deus" (ou o "Plano de Deus") é um recurso usado pelos Sábios para acomodar, a Verdade, no nível de compreensão da mente limitada/relativa (ego).

A Vontade de Deus, apesar de não ser Verdade Absoluta, não é prejudicial, porque, quem estiver treinando para aceitá-la incondicionalmente, está desenvolvendo a Humildade, virtude exaltada em todas as escrituras sagradas. No momento certo, a Humildade (oposto de amor-próprio, autoestima ou vaidade), guiará o sincero buscador para o caminho da Verdade Absoluta ("Reino de Deus" ou "Nirvana"). E este "Reino de Deus" não é um lugar distante no tempo e no espaço; é, apenas, Consciência sem ego, aqui e agora...

A Vontade de Deus pode ser temida como ações/reações de um todo-poderoso, embora limitado por uma forma definida, sentado no trono do universo, governando sua criação com mão de ferro.

A Vontade de Deus pode ser amada como ações de um poder divino, sempre corretas e justas, apesar de incompreensíveis para nós (egos).

Temer a Vontade de Deus é bom, pois tal temor talvez evite que nos entreguemos a muitos impulsos egocêntricos; amar a Vontade de Deus, porém, é muito melhor...

Ainda melhor é compreender, a Vontade de Deus, como, simplesmente, a intitulada "lei do carma" (destino). Neste caso, não há um deus-criador em plantão permanente, observando/julgando o presente e decidindo o futuro de suas criaturas: seus próprios pensamentos e ações presentes determinarão o futuro de cada uma. O juiz do destino da alma, residente em todos os corações, ninguém consegue enganar, comover ou subornar: ele conhece nossos mais íntimos pensamentos e não é influenciado por rituais, frívolas orações e promessas. Portanto, não há injustiças e milagres na vida: pagamos por nossos erros e recebemos por nossos acertos, sempre na hora "que nem mesmo o Filho sabe, mas somente o Pai".

Segundo os Sábios, o presente é imutável, já que assim é a "Vontade de Deus", expressa pela citada lei; devemos, então, conviver com nossas mazelas atuais o mais pacientemente possível, pois são consequência de nossos pensamentos/atos passados. No entanto, a boa nova dos mesmos Sábios é que cada um tem poder interior para criar um futuro melhor para si: basta se engajar, agora mesmo, no esforço de pensar e agir corretamente, isto é, seguir os exemplos de Vida e os ensinamentos dos Mensageiros do Altíssimo. Esta nova atitude mental, o Novo Testamento chama de "ressurreição dos mortos", e tal reviravolta na vida foi magnificamente sintetizada na "Parábola do filho pródigo".

Conclusão: temos livre-arbítrio para escolher se estaremos destinados a mais e mais sofrimentos no futuro ou se, finalmente, alcançaremos a PAZ eterna. Nada no mundo tem poder para nos ajudar ou prejudicar: cada alma é responsável por ajudar-se ou prejudicar-se ("Sofreis, porque quereis" - Gautama Buda).

 

 

P.S.1:

Para alguém que, agora, resolva arrancar um fio de cabelo e, com ele na mão, gabe-se: "Está vendo? Quem manda na minha vida sou eu mesmo!", a resposta é: aquele fio de cabelo estava destinado a morrer, exatamente naquele instante; fostes, apenas, um instrumento da Vontade de Deus.

 

P.S.2:

Se, agora, alguém entrasse aqui e atirasse neste corpo, isto não invalidaria a lei do carma, tal pessoa não teria me prejudicado: o assassino seria, tão somente, um instrumento do destino que, no passado, esta alma criou para si mesma (a justiça mundana não pensa assim; mas, para a evolução espiritual, a Justiça Divina é a que interessa).

 

P.S.3:

Os termos "passado", "presente" e "futuro", usados neste texto, se referem a etapas da Existência e, não, a fases temporais entre nascimento e morte de um corpo, período este conhecido como "vida", o qual, porém, Jesus Cristo chama de "morte" (espiritual).

 

 

 

Textos relacionados:

Destino x Livre-arbítrio

Carma & Mundo

 

 

06/01/2023

 

http://quemsoueu00.blogspot.com/